Páginas

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Manobra do governador RC ao invés de diminuir aumenta a conta de luz do paraibano


Em um pronunciamento oficial em rede nacional a presidenta Dilma Roussef anunciou um desconto de mais de 18% nas contas de energia dos brasileiros, essa notícia animou muita gente, afinal um desconto é sempre bom...
Mas na Paraíba não é bem assim, o governador Ricardo Coutinho (PSB) sancionou uma lei que praticamente anulou o desconto anunciado pela presidenta e mais que isso aumentou o ICMS nas contas dos paraibanos, ou seja, enquanto Dilma diminui, Ricardo com toda sua autoridade de homem  mais poderoso da Paraíba aumenta os nossos impostos.

A Superintendência de Fiscalização Econômica e Financeira da Agencia Nacional de Energia elétrica – Aneel confirmou, em Nota Oficial, que os paraibanos que se situam na faixa de consumo entre 50KWh e 100 KWh  terão uma perda de 50% na redução das contas de energia elétrica anunciada pela Presidente Dilma Roussef. A Nota Oficial foi publicada pela Aneel nesta sexta-feira (01).
De acordo com a Nota, a Lei Estadual n.º 0.033/2012, sancionada pelo Governador Ricardo Coutinho aumentando a alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS incidente sobre as contas de energia elétrica, como forma de compensar perda de receita para o Estado, prejudicará a maioria dos paraibanos.
É que, segundo a Aneel, o consumo médio de energia elétrica no Brasil é de 160KWh e a maior faixa de consumo é a de famílias que se situam entre 50KWh e 100KWh, justamente a mais prejudicada com a lei paraibana. Com a decisão, na Paraíba o desconto anunciado pela Presidente cairá de 18% para 9,26%.
É que a Lei sancionada pelo governador aumentou a alíquota ICMS incidente sobre as contas de energia elétrica e, com isso, quem pagou a conta foi o consumidor, principalmente, segundo a Aneel, os que se situam nas classes “média baixa” e “média”. Veja o que diz a parte principal da Nota da Aneel, cuja íntegra segue em anexo:
Bananeiras Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário